Homepage  |  Notícias  |  Últimos Destaques  |  Arquivo  |  Voltar

Autarcas pedem reunião a Sócrates

10/03/07

 

   Os presidentes das câmaras municipais de Odemira, Pombal, Santiago do Cacém e Tomar - concelhos onde as cheias de há quatro meses provocaram prejuízos avultados - vão solicitar uma audiência ao primeiro-ministro, alegando que não receberam ainda qualquer apoio da Administração Central. A decisão foi tomada, ontem, durante uma reunião promovida pelo autarca de Santiago do Cacém, Vítor Proença.

   "Os prejuízos foram avultados, conforme relatórios devidamente circunstanciados e documentados enviados às entidades competentes, não tendo os Municípios em questão recebido, até à data, qualquer indicação de que seriam ressarcidos através de contrato-programa ou por outra forma de apoio financeiro". Além disso, garantem os autarcas, "não são ainda conhecidas, apesar de previstas na lei, as obras a cargo das oito entidades incumbidas pelo Governo de as realizar".

   Face aos actuais "constrangimentos em termos orçamentais" - acusam os presidentes das quatro câmaras municipais - "torna-se insustentável assegurar a reparação e recuperação dos equipamentos e infra-estruturas mais afectadas, tendo em conta as carências básicas e lacunas ainda existentes a nível local em cada um dos municípios".

   Recorde-se que as fortes chuvadas que ocorreram há cerca de quatro meses nos concelhos que subscrevem o comunicado, provocaram danos em habitações, em muitas acessibilidades e edifícios de usufruto público.

Homepage  |  Notícias  |  Últimos Destaques  |  Arquivo  |  Voltar