Homepage  |  Notícias  |  Últimos Destaques  |  Arquivo  |  Voltar

Aluna da Universidade de Évora ganha categoria de Prémio Secil

15/03/07

 

    Ana Silva, aluna da Universidade de Évora, ganhou o "Prémio Secil Arquitectura Universidades 2006", na categoria Equipamento, com um projecto de requalificação paisagística e urbana do Jardim de Diana, junto ao Templo Romano da cidade.

   Segundo a Universidade de Évora, Ana Silva, actualmente a frequentar o estágio académico da licenciatura em Arquitectura, apresentou um projecto de um "Hammam", termo usado para designar uma tipologia arquitectónica predominante no mundo Islâmico.

   O "Hammam", relativo a salas de banho públicas e privadas, tem origem na arquitectura bizantina e constitui um dos elementos arquitectónicos fundamentais das cidades islâmicas, explica a academia alentejana.

   O projecto, segundo a respectiva memória descritiva, surgiu da necessidade da requalificação paisagística e urbana do actual Jardim de Diana, ao lado do Templo Romano de Évora.

   A aluna, com o seu trabalho, realizado durante o segundo semestre da disciplina de Projecto V, no ano passado, reinterpretou o conceito/função do banho e da água como elemento revitalizador do espírito e de vivência social.

   O "Prémio Secil Arquitectura Universidades 2006", que visa incentivar a qualidade do trabalho académico e o reconhecimento público de jovens valores, contempla projectos realizados no âmbito das disciplinas de Projecto ou Arquitectura do último ano de formação académica das escolas de Arquitectura de universidades portuguesas.

   Na edição de 2006, estiveram em competição trabalhos correspondentes a 24 escolas reconhecidas pela Ordem dos Arquitectos, sendo os prémios aos vencedores entregues no dia 30 deste mês, em Lisboa.
 

Homepage  |  Notícias  |  Últimos Destaques  |  Arquivo  |  Voltar