Homepage  |  Notícias  |  Últimos Destaques  |  Arquivo  |  Voltar

Central solar de Serpa "importante" para atingir metas, diz ministro

28/03/07

 

    O ministro da Economia, Manuel Pinho, apontou hoje a central solar de Serpa, a maior do mundo, como um "passo importante" para Portugal, que já está na "linha da frente" do renovável, atingir as metas traçadas nesse campo.

    Segundo o ministro, que falava na cerimónia de inauguração da central solar de Serpa, no distrito alentejano de Beja, as metas portuguesas implicam que, em 2020, "45 por cento da energia nacional" tenha que ser produzida a partir de renováveis, como "a água, o vento, o sol e a biomassa".

    Elogiando a infra-estrutura fotovoltaica que foi instalada na zona de Brinches (Serpa), o governante considerou que o projecto resulta da "capacidade de execução dos empresários nacionais e internacionais" que estão a "olhar, de forma muito positiva, para tudo o que está a ser feito" na área das renováveis em Portugal.

    Manuel Pinho salientou que o "entusiasmo" pelas fontes de energia limpa é "tão grande", que o Governo "já aumentou" os objectivos relativamente à produção de energia solar (de 150 para 200 MW) e de biocombustíveis (de cinco para dez por cento).

    Argumentando que "o futuro está nas energias renováveis", o ministro da Economia sublinhou que o objectivo traçado nesse capítulo reflecte a "aposta do Governo".

    De acordo com Manuel Pinho, Portugal tem que "reduzir a sua dependência energética", mas, ao mesmo tempo, o país enfrenta o "grande desafio das alterações climáticas, causadas pelas emissões excessivas de dióxido de carbono (CO2)".

   Num comunicado distribuído hoje aos jornalistas pela General Electrics, proprietária da central solar de Serpa, é recordado que "Portugal é fortemente dependente da importação de combustíveis fósseis".

    "E as emissões de CO2 aumentaram 34 por cento desde 1990, um dos crescimentos mais rápidos a nível mundial", refere ainda o comunicado.
 

Homepage  |  Notícias  |  Últimos Destaques  |  Arquivo  |  Voltar