Homepage  |  Notícias  |  Últimos Destaques  |  Arquivo  |  Voltar

Autarcas de Moura debatem em pleno campo efeitos da Rede Natura 2000

30/03/07

 

    No campo, entre aves ameaçadas, como abetardas e sisões, a Assembleia Municipal de Moura reúne sábado para debater os efeitos no desenvolvimento de várias explorações agrícolas do alargamento da Rede Natura 2000, previsto para aquele concelho alentejano.

   A reunião extraordinária do órgão municipal, marcada para as 18:00, vai decorrer num terreno livre da Herdade do Pintador, na freguesia de Santo Amador, uma área abrangida pela Rede Natura 2000 e território privilegiado para algumas aves ameaçadas de extinção, como a abetarda, o sisão e o grou.

    A assembleia extraordinária surge após vários contactos entre o executivo camarário de Moura e agricultores da região, durante os quais foi criticada a integração prevista de mais sete por cento da área do concelho na Rede Natura 2000.

   Um para reivindicar a suspensão do alargamento da Rede Natura 2000 e outro para demonstrar o desagrado da Assembleia Municipal pelo facto de ter sido reprovada a classificação de Projecto de Interesse Nacional de um empreendimento turístico previsto para o concelho.

    De acordo com o autarca, a reprovação "não inviabiliza, mas vai atrasar o projecto", que, precisou, "prevê criar 80 postos de trabalho através da construção de uma unidade hoteleira com campos de golfe, numa zona da freguesia de São João Batista, integrada na Reserva Ecológica Nacional.

    Além de representantes das associações agrícolas do concelho, José Gonçalo disse que a Assembleia Municipal convidou para a reunião o ministro da Agricultura, Jaime Silva, o responsável regional do ministério e os presidentes do Instituto de Conservação da Natureza e da Quercus, mas "até ao momento nenhum deles confirmou a presença".
 

Homepage  |  Notícias  |  Últimos Destaques  |  Arquivo  |  Voltar