Homepage  |  Notícias  |  Últimos Destaques  |  Arquivo  |  Voltar

Encontro internacional exibe 22 filmes em Serpa

19/06/07

 

       A obra do documentarista alemão Peter Nestler, considerado um dos mais proeminentes na Europa, vai ser destacada na sexta edição do Doc`s Kingdom, um seminário internacional sobre cinema documental, que começa hoje em Serpa.

      Promovido pela APORDOC - Associação pelo Documentário, o seminário, que se prolonga até domingo, no Cine-teatro de Serpa, inclui a projecção de 22 filmes e sete conversas com cinco documentaristas convidados.

      Além do realizador português Gonçalo Tocha, o seminário conta com a presença de quatro cineastas estrangeiros, cuja obra, segundo Nuno Lisboa, «nalguns casos, é inédita em Portugal e pouco divulgada à escala europeia».

      À presença do alemão Peter Nestler, «aposta central» desta edição, juntam-se o norte-americano David MacDougall e os franceses Vladimir Léon e Pierre Creton.

    A exibição, hoje, às 21:00, de «ICE» (1969), um documentário «raríssimo» do norte-americano Robert Kramer, conhecido como o cineasta da Esquerda radical Americana, marca o «pontapé de saída» do seminário.

    Com mais de 50 documentários realizados desde 1961, Peter Nestler, considerado «um dos mais proeminentes» documentarias na Europa, vai «dominar» o «reino dos documentários» na quarta-feira e na quinta-feira de manhã.

     Ao todo, além de duas conversas com o cineasta alemão, vão ser exibidos nove filmes, divididos em três blocos, que, segundo Nuno Lisboa, «percorrem os diversos territórios e períodos do trabalho do realizador de filmes de teor histórico».

      A primeira edição do Doc`s Kingdom foi em Outubro de 2000, tendo-se realizado anualmente desde então, excepto em 2004.

     À excepção das edições de 2001 e 2003, que incidiram apenas no cinema documental nacional, todos os outros seminários estenderam-se a nível internacional.
 

Homepage  |  Notícias  |  Últimos Destaques  |  Arquivo  |  Voltar